17.10.07

I declare that the Beatles are mutants...

...prototypes of evolutionary agents sent by God with a mysterious power to create a new species _ a young race of laughing freemen.*

Declaro-me oficialmente parte da Beatlemania. Hoje, 40 anos depois do grande boom desta banda. Parece incrível, a destempo, despropositado até, não fossem estes 4 meninos os maiores génios da música do século XX. Com este pressuposto não será de estranhar que alguém algures no século XXIII chegue à mesma conclusão. Talvez seja demais este superlativo absoluto, talvez não seja. Opiniões há muitas. Aliás, como outras coisas, cada um tem a sua. Mas, digam-me, assim de repente, lembram-se de alguém que tenha feito mais (pela) música em tão pouco tempo?

(Obrigada a quem me despertou para este fenómeno. Sei que não sou uma discípula muito aplicada, mas, a meu ritmo, lá vou tirando as minhas conclusões.)

*Timothy Leary

ERRATA pós-post : Há que corrigir que o chamado boom dos Beatles foi em 1963, logo, há 44 anos e não há 40 como disse acima (isto depois de ser advertida e devidamente açoitada pelo meu mentor).

6 comentários:

Maria del Sol disse...

Também sou uma discípula tardia da beetlemania. Mas quanto mais tempo passa desde a efeméride, tanto mais se torna impressionante o legado visionário dos quatro de Liverpool :)

Betty Coltrane disse...

Totalmente de acordo!!! :D

ML disse...

Mais pela música? Bonga, claro :P

Francisco disse...

"Mas, digam-me, assim de repente, lembram-se de alguém que tenha feito mais (pela) música em tão pouco tempo?"

Há um, o Bob dylan, durante o mesmo periodo. Na minha opinião são só estes dois.

Rosa disse...

Sou obrigada a concordar Francisco. talvez tenha dito os Beatles em exclusivo porque eles só cá andaram cerca de 10 anos. Mas há que reconhecer a autoridade do Sr. Dylan, os Fab4 são os primeiros a reconhecer, possivelmente. Bem haja.

Francisco disse...

:)

já dizia o allmusic: "Bob Dylan's influence on popular music is incalculable."